LINHA DO TEMPO

Linha do Tempo

BRM

Essas três letras lembram a famosa equipe de corridas Fórmula 1 da Inglaterra, cujo nome era British Racing Motors, e que escreveu uma longa história de fracassos, renúncia, heroísmo e finalmente vitórias.


Mas, no Brasil constituem a sigla da fabrica de buggy's que começou tentando fazer automóveis de corrida e, cuja iniciais lembravam os seus três sócios fundadores, Beta, Ricardo e Marcos.

Sua trajetória começou no início de 1970, quando um jovem proprietário apareceu na oficina mecânica dos irmãos Roberto e Ricardo Martini, fundadores da BRM-com uma estranha proposta.

Ele trazia o Kit de carroceria de um buggy e queria vê-la montada sobre um dos vários chassis que os irmãos Martini possuíam guardados no fundo da oficina.

A proposta soou como um desafio e os irmãos Martini, que nunca tinham feito nenhuma montagem desse tipo, resolveram aceitar o serviço.

Na medida em que iam montando as peças, davam corpo a idéia de partir em definitivo para o campo de montagem de buggy’s, na época, uma novidade em crescente popularização.

O serviço foi completado com tal perfeição que atraiu inclusive a atenção da GLASPAC, um dos grandes fabricantes de Kits na época.

As conversas entre os Martini e a GLASPAC resultaram num contrato de exclusividade para montagem de buggy’s daquela marca. Dalí para frente foi apenas uma questão de tempo, e logo a pequena oficina no Bairro do Bosque da Saúde, em São Paulo, começou a montar Kits de todas as dez fábricas que existiam no país, e sendo assim anos depois surgiu a idéia de abandonar a montagem e optar pela construção de modelos próprios.


A BRM tornou-se sinônimo internacional na fabricação de buggy’s, passados seus 45 anos, desde sua fundação como simples montadora de Kit de carroceria de buggy e hoje como fabricante de veículos em série, a BRM cresceu, solidificou sua posição entre os poucos fabricantes, criando um nome que hoje atravessa as fronteiras do país, para tornar-se também conhecida no exterior.

A Empresa Acumulou um sucesso crescente que aliás, promete aumentar ainda mais.

De qualquer forma, a BRM cresceu bastante e produz integralmente todo seu conjunto de Chassis e Carroceria, com uma qualidade comprovada nos diversos anos de produção e aperfeiçoamento.